professor_nakano

A brilhante frase vem do também brilhante professor Yoshiaki Nakano, que participou da gravação da série de entrevistas que o Blog Afresp faz com personalidades que se destacam no mundo tributário e econômico. Veja aqui as entrevistas já feitas pelo Blog.

O professor, que é diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi secretário especial para assuntos econômicos do Ministério da Fazenda e consultor do Banco Mundial, ministrou uma verdadeira aula de economia ao falar de como os tributos brasileiros são (mal) arrecadados. “Defendo a diminuição da participação do imposto indireto e aumentar a do imposto direto, que a pessoa sabe que está pagando”, disse. “Devemos lutar para ter um sistema tributário mais justo”.

Para ele, aliás, é tão importante saber quais são os impostos que pagamos que chega até a ser questão de cidadania. “A verdadeira cidadania é saber quanto se paga de imposto, o que se paga e como os recursos são utilizados”.

Participaram da gravação o presidente da Afresp, Teruo Massita, e os membros da Comissão do Blog Antônio Sérgio Gomes Valente, Fernando Alecrim e José Roberto Soares Lobato. Veja abaixo os blocos da entrevista com o professor Nakano.

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

Leave a Comment