Paraiso-Fiscal

Os paraísos fiscais atraem os donos de grandes fortunas, e não é sem razão. Por serem países onde a tributação sobre capital estrangeiro é mínima ou inexistente, eles deixam seu rico dinheiro alocado em contas bancárias e evitam o pagamento de tributos.

Não que seja proibido ter conta no estrangeiro, desde que elas sejam declaradas à Receita Federal. Mas nem sempre isso ocorre. Um estudo da Tax Justice Network (organização internacional independente que analisa informações sobre movimentação de impostos e paraísos fiscais) mostra que o Brasil perdeu quase meio bilhão de reais em arrecadação de tributos. Ficamos atrás somente dos Estados Unidos no quesito perdas tributárias.

Ainda segundo um dos estudiosos da organização, os super-ricos brasileiros guardam cerca de R$ 1 trilhão nesses paraísos fiscais – e os impostos que deveriam ficar aqui vão embora. “A verdadeira injustiça não está nas pessoas que usam benefícios da previdência social, mas as pessoas no topo da pirâmide econômica que simplesmente não pagam imposto. Pois isso é o que força governos a aumentar a taxação para os cidadãos. Alguns milhares de sonegadores milionários fazem a vida de milhões mais difícil”, disse um dos autores do estudo.

Veja o texto na íntegra no link abaixo:

BBC Brasil: Evasão fiscal anual no Brasil ‘equivale a 18 Copas do Mundo’

Leave a Comment